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CODEMAR - Marília
FAQ / Perguntas e Respostas Frequentes
Perguntas Frequentes
Breve história da Fundação CODEMAR!

A CODEMAR é uma Sociedade por ações de economia mista, criada através de Lei Municipal em setembro de 1973, na gestão do então Prefeito Pedro Sola, sua finalidade inicial e que se mantém até os dias de hoje é dar suporte ao desenvolvimento da cidade, exatamente o que ocorreu ao longo dos anos. Cabe salientar que além dos serviços de Pavimentação Asfáltica, entre outros, a CODEMAR atuou na área de Construção Civil, como a construção da Rodoviária Comendador José Brambilla, construção do viaduto José Bonifácio, escolas e pontes rurais.

Como Ingressar na CODEMAR?

Para cargos efetivos, somente com concurso público.
Para cargos de estagiários, através das diretrizes do CIEE (Centro de Integração Empresa- Escola).

A CODEMAR é ?

Uma empresa de Economia Mista (empresa estatal municipal), de direito privado, seu capital é tanto público quanto privado, sendo que a parte do capital referente ás ações com direito a voto pertence ao ente público. Portanto só pode ser constituída sob a forma de Sociedades Anônimas (S/A). Faz parte da administração indireta, por isso presta serviços de forma descentralizada, tanto para o munícipio como para terceiros.

O que é Economia Mista?

Economia Mista consiste em empresas que reúnem capital subscrito privado e público na forma de ações. Nessa categoria, o munícipio detém a maioria das ações ordinárias, ou seja, as que dão direito a voto nas decisões estratégicas e administrativas.

Quais obras significativas executadas pela CODEMAR, ao longo dos anos?

Implantação de infraestrutura, ligação de esgoto, criação de guias e sarjetas, pavimentação asfáltica, onde antes havia somente água e energia em vários bairros da cidade de Marília, tais como:

Zona Norte: Santa Antonieta, Primavera, Parque das Nações e Nova Almeida.

Zona Oeste: Jardim América, Jardim Eldorado, Virgínia, Jardim Bandeirantes e Pérola.

Zona Sul: Jóquei Clube, Esplanada, Marajó, Vitória, Vila Hípica e Vista Alegre.

Como é constituida a CODEMAR?

A CODEMAR é uma empresa constituída por ações, com seu capital fechado. Sendo assim sem a comercialização de ações em bolsa de valores, é empresa de sociedade anônima regida pela Lei das S/A, e pela Lei 13.303/2016

Onde é produzido o nosso asfalto?

O processo de produção do asfalto fabricado pela CODEMAR, tecnicamente chamado de CBUQ( Concreto Betuminoso Usinado a Quente), é fabricado na Usina de asfalto dessa companhia, onde concentra-se a entrega de todos os insumos necessários para o processamento do mesmo e esta localizada na estrada Marília - Assis, no KM 116, nesta cidade de Marília - SP

Quais são os serviços prestados pela CODEMAR?

A CODEMAR, sociedade anônima de economia mista, em obediência ao seu estatuto social legal e constitucionalmente elaborado, opera na execução dos serviços de pavimentação asfáltica, recuperação da camada asfáltica (Tapa- Buraco), construção de guias e sarjetas, sarjetões, construção de redutores de velocidades, reformas e adequações de praças municipais, etc.

Quais tipos de patologia a CODEMAR corrige na Operação Tapa Buraco?

A operação Tapa Buraco consiste em recompor a camada asfáltica com execução base (solo c/ cimento), apiloamento, emulsão asfáltica e massa asfáltica 3,0cm de espessura já compactados.

Existe controle tecnológico empregado nos serviços?

Sim!
Fazemos ensaios tecnológicos do nosso asfalto mensalmente como: granulometria, taxa de emulsão, espessura da capa asfáltica.

Quais buracos não são de responsabilidade da CODEMAR?

Os buracos causados por vazamento de água ou esgoto que são responsabilidades do DAEM, e os que tem fuga de material ocasionado por rompimento de tubulação de calçada, é de responsabilidade da Prefeitura Municipal (Secretaria de Obras - SOP)

Quais buracos são responsabilidade da CODEMAR?

Os que são abertos devido ao desgaste natural da camada asfáltica.

O que difere obstáculo de lombofaixa?
OBSTÁCULO: São Ondulações Transversais e podem ser utilizadas onde se necessite reduzir a velocidade do veículo de forma imperativa, nos casos em que estudo técnico de engenharia de tráfego demonstre índice significativo ou risco potencial de acidentes cujo fator determinante é o excesso de velocidade praticada no local.

LOMBOFAIXA: Trata-se, resumidamente, de uma junção de faixa de pedestre ( a fim de estabelecer, por meio de sinal horizontal, o local adequado para a travessia viária), com um redutor de velocidade, motivo pelo qual alguns denominam como lombofaixa ( em alusão ás lombadas)
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